Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.6/5 (450 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



 

                PARCEIROS

     

       Tel: (71) 3252-3261

 

                 INDOPAN

          

      Tel: (71) 3252-2422

 

      Tel: (71) 8790-0390

      

      Tel: (71) 3366-1111

                    3366-0691

      Tel:(75) 3256-1103

                  3256-1871

    

     Tel: (71) 3393-1389

                  8794-0134

 

      Condomínio Dois de Julho Life

     Condomínio Dois de Julho Life - Salvador, Brazil

 Parceiros Dos Atletas

 


A Família Schramm
A Família Schramm

Origem

A família Schramm tradicionalmente conquistou certo prestígio dentro das Artes Marciais, vivenciando os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano na prática do Judô e assumindo desafios nos combates de Vale-tudo nas décadas de 50 e 60 através dos irmãos Wilson Schramm de Oliveira, EL PASSARITO e Alberto Schramm de Oliveira, EL PASSARITO II (*1934-1996†), na Bahia e no Rio de Janeiro.

O Sr. Wilson Schramm tornou-se Faixa Preta de Judô, vindo a compor a primeira Seleção Brasileira no Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Sulamericano na Argentina, sagrando-se Campeão. Dentro dos seus desafios de Vale-tudo em defesa do Judô, enfrentou e venceu muitos lutadores, tendo em seu caminho o campeão de Ju-Jitsu Carlson Gracie, que o enfrentou em uma luta colossal no ginásio do maracanãzinho, sendo 06 rounds de 30 minutos com 10 minutos de descanso, findando em empate técnico. Depois, “El Passarito” veio a fixar residência em Catu/BA, promovendo o desenvolvimento do Judô na Região. Suas filhas não puderam dar continuidade ao seu legado.

O Sr. Alberto Schramm, por sua vez manteve-se apenas no Vale-tudo conseguindo muitas vitórias na Bahia, tendo como seu principal rival Valdemar Santana, um mito das lutas na época. Dedicou-se também à carreira de Árbitro de futebol pela Federação Baiana e veio a incentivar a prática do Judô aos seus filhos, por acreditar na formação do caráter e na disciplina do praticante, surgindo desta forma a segunda geração da família Schramm. Nessa época, o destaque veio através de Alberto Schramm de Oliveira Filho, faixa preta, vencedor de vários títulos Estaduais e Nacionais, tendo como principais adversários Edson Carvalho e Aurélio Miguel. Deu continuidade ao legado da família, participando de Vale-tudo na Bahia no final da década de 90, vindo a vencer os seus oponentes com golpes precisos de Judô.

Outros três filhos mais novos do Sr. Alberto Schramm iniciaram o Judô em 1981 até 1986, na Associação de Judô Katas, com o professor Carlos Lopes: Antônio João Schramm de Oliveira, faixa marrom (*1969-1994†), Albert Augusto Schramm de Oliveira, faixa preta e José Alberto S. de Oliveira, faixa roxa, que devido à busca constante por patrocínios para a carreira esportiva migram para a Brahma Esporte Clube de 1987 até 1989, quando foi extinto todos os esportes de alto rendimento devido a uma abominável decisão gerencial.

Em janeiro de 1990, o Sr. Alberto Schramm idealizou que a família deveria se preparar melhor para participar das competições Estaduais, Nacionais e Internacionais. Para isso, foi disponibilizada uma área familiar no Bairro da Caixa D’Água que seria utilizada apenas nos finais de semanas e feriados. O acesso seria exclusivo para a família Schramm e convidados, ou seja, atletas de alto nível e professores renomados. Comprou-se então apenas 20 tatames verdes tradicionais (lona com palha de arroz) com o objetivo de melhorar o desempenho técnico, tático e competitivo da família Schramm.

Com a notícia da extinção do Judô da Brahma Esporte Clube, algumas ações tiveram que ser adotadas para que a família Schramm continuasse presente no Judô, mantendo viva as suas tradições, tais como: Execução do Planejamento da infraestrutura física e documental para a fundação da Associação Schramm de Judô (ASJ); Prioridade no exame de faixa preta de Antônio João Schramm e Albert Schramm para se prepararem a serem SENSEI; Filiação junto à Federação Baiana de Judô com intuito de oferecer aulas abertas à comunidade para o público masculino e feminino a partir dos 05 anos de idade. O objetivo passou a ser então educar e formar futuros campeões de Judô e da vida.

Foi assim que em 1º de junho de 1990 a Associação Schramm de Judô surgiu para a Cidade de Salvador, no Estado da Bahia, na Rua Saldanha Marinho, 71-A, Bairro da Caixa D’Água. Com apenas dois faixas pretas, dois faixas marrons e 01 faixa roxa a família Schramm, com descendência alemã, motivo pelo qual foram adotadas as cores preta, vermelha e amarela, abriu as portas do seu conhecimento técnico, tático, físico, ético e moral para a comunidade Soteropolitana. Estiveram presentes na inauguração muitos judocas, professores e atletas consagrados, a exemplo da Baiana Sílvia Schleu, Campeã Panamericana de Judô. O sucesso foi tão contagiante que muitos judocas já graduados vieram a fazer parte desta Equipe, a exemplo de Marcelo Carvalho (primo da família), Paulo Fortuna, Valfredo Junior, Hildebrando Souza, Rosenil Santos, Marcos Paulo, Carlos Alberto, dentre outros. Nesse período o Sr. Alberto Schramm autorizou a iniciação de suas duas filhas Ana Carla Schramm de Oliveira, faixa laranja, e Ana Gleide Schramm de Oliveira, faixa preta. Outros dois faixas pretas foram formados na ASJ, Atsuyuki Mise e Joel Junior que começaram desde menino no convívio com a família Schramm. Os professores Albérico Scavello (formado Faixa Preta juntamente com Albert Schramm), Álvaro César Serafim e Jorge Ventin atuaram como parceiros da ASJ, contribuindo com os seus ensinamentos na formação básica do Judô.

O Judoca Albert Schramm continuou o legado da família desenvolvendo uma metodologia de ensino baseado no autoconhecimento e no autocontrole dos alunos, na formação do caráter e no estímulo permanente à educação para formar campeões da vida. A sua prole representa hoje a terceira geração da família Schramm no Judô, através dos seus filhos Breno Schramm (faixa verde), Fabrício Schramm (faixa laranja), Laura Schramm (faixa branca) e Barbara Nascimento (faixa laranja) que poderão dar continuidade à tradição juntamente com os demais alunos da equipe ASJ que também foram, são e sempre continuarão sendo acolhidos como membros honorários da família Schramm.

A ASJ tornou-se uma das grandes forças do Judô do Estado da Bahia e seus atletas ajudaram a conquistar diversos títulos para a equipe, tais como:

PRINCIPAIS TÍTULOS POR EQUIPE:

  • 3ª Melhor Academia de Judô da Bahia no ano de 1995;
  • 3ª colocada no Campeonato Baiano sênior masculino por equipe 1998;
  • Tetracampeã Baiana Feminina (1994-1997);
  • Vice-campeã Baiana Junior masculino (1991);
  • E mais outros 30 títulos conquistados por equipe;
  • Vários atletas foram classificados como “Melhor do Ano” na Bahia;
  • Os Professores foram nomeados várias vezes como Técnico Campeão pela Seleção Baiana.                             

O Judô da ASJ foi disseminado na Cidade de Salvador através dos seguintes Dojos, que produziram Atletas Medalhistas Estadual, Nacional e Internacional: Colégio Mendel (1995-2002), Colégio Emanuel Kant (1996-1998), Escolinha Pop da Gurizada (1997-2000), Colégio Nossa Senhora da Soledade (2000-2004), Colégio Aliança (2000-2002), Academia Movimento (2002-2007), Colégio Resgate (2003-2007), Colégio União (2003-2004), Colégio Acalento (2004-2007), Associação de Moradores do Conjunto ACM (2009), Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC (2007-2009) e atualmente o Condomínio Residencial Dois de Julho Life (desde março de 2012 até os tempos atuais).

No ano de 2002 até 2004 a ASJ mudou-se para a Rua Souto Dalva no Barbalho, iniciando um novo Ciclo, instalando seu Dojo num galpão com duas áreas de competição, secretaria e vestiários, proporcionando a implantação do PROJETO SONHO OLÍMPICO, atendendo a mais de 200 (duzentas) crianças na faixa etária dos 05 aos 17 anos de idade. Infelizmente, o Projeto teve que ser interrompido e o Sensei Albert Schramm necessitou mudar-se para a Cidade de Milano na Itália, onde permaneceu até janeiro de 2006. No seu retorno, iniciou alguns trabalhos com o Judô no Cabula, com a Equipe de Competição dos Oficiais da Polícia Militar e com a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), sagrando-se Campeão Brasileiro Universitário como Técnico em Blumenau/SC, no ano de 2007.

O nome da Família Schramm foi levado para o Condomínio Dois de Julho, com a implantação do Dojo em março de 2012, que vem mantendo a tradição da ASJ de sempre conquistar medalhas em todas as Competições na Bahia e de fornecer Atletas para a Seleção Baiana ajudando a conquistar Títulos Nacionais, a exemplo da medalha de bronze no BRASILEIRO REGIONAL DE VITÓRIA/ES (abr/2013). O Judô foi disseminado nessa comunidade que o adotou como um esporte que vem proporcionando muitos benefícios para os praticantes desde os aspectos, sociais, educacionais, culturais e físicos, até os psicológicos. Novos Atletas estão sendo formados nesse novo ciclo da ASJ, conquistando o Título de “Melhores do Ano” na Bahia (2013), que conta com o apoio e a colaboração de muitos pais e o incentivo financeiro de muitas Empresas parceiras. Em breve, teremos a satisfação ver formados muitos Judocas Faixas Pretas, Campeões da Vida, fazendo parte das Seleções da BAHIA e do BRASIL, através dos treinamentos preparatórios, a exemplo do SHOTYUGEIKO (Treinamento de Verão) que acontece todos os anos no mês de janeiro.

Os nossos mais sinceros votos de agradecimento a todos aqueles que um dia fizeram e fazem parte dessa grandiosa Família chamada ASJ (Associação Schramm de Judô).